domingo, 29 de novembro de 2009

Filme "Narradores de Javé"

SEQUÊNCIA DIDÁTICA a partir do filme “Narradores de Javé”

Tema: Linguagem oral e escrita e o gênero narrativo no filme “Narradores de Javé”.

Justificativa:

Considerando a necessidade de refletir sobre o uso da língua oral e a língua escrita na construção da história de um povo, serão necessários questionamentos sobre letramento e o gênero narrativo.

Objetivo Geral:

Reconhecer a importância do uso da Língua em suas várias modalidades e gêneros para a construção cultural e histórica de um povo.

Objetivo específico:

Discutir as diferenças entre a linguagem oral e a linguagem escrita;

Valorizar as respeitar a cultura e a oralidade de cada povo ou comunidade;

Enfatizar a importância dos registros escritos na construção da história;

Reconhecer as características do texto narrativo;

Produzir textos narrativos nos gêneros cordel, conto, crônica e mito;

Metodologia:

1° momento (4 aulas)

  1. Levantamento dos conhecimentos prévios através de questionamentos como: o que é um narrador? Qual sua importância na apresentação de uma história? Existe diferença/semelhança entre história contada oralmente e outra contada por escrito?

Qual a importância da escrita para a humanidade?

  1. Apresentação do filme “Os narradores de Javé”.
  2. Discussão, em grupos, sobre o filme apresentado buscando analisar o tema, a linguagem empregada, o contexto sócio-cultural, a problemática abordada, as personagens, o tempo, o espaço, a importância da linguagem oral e escrita no enredo.
  3. Socialização das análises dos grupos.

2° momento: (4 aulas)

  1. Leitura, em grupos, de textos narrativos do livro didático de história, cordel, mito, conto.
  2. Produção de textos individuais.
  3. Socialização dos textos produzidos através de apresentação oral.
  4. Sistematização pelo professor com apresentação de slides contendo as características do texto narrativo e da linguagem oral e da linguagem escrita.
  5. Reescrita em duplas dos textos produzidos e montagem de um mural de textos.

Recursos:

TV pen-drive , filme “Narradores de Javé, textos xerocopiados, livro didático de História, papel flip-chart, pincel, lápis, caneta, cola.

Avaliação:

Envolvimento e interesse na realização das atividades orais e escritas.

Nível de desempenho na produção/reescrita de textos.

Auto-avaliação do processo ensino- aprendizagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário