SEQUÊNCIA DIDÁTICA a partir do filme “Narradores de Javé”
Tema: Linguagem oral e escrita e o gênero narrativo no filme “Narradores de Javé”.
Justificativa:
Considerando a necessidade de refletir sobre o uso da língua oral e a língua escrita na construção da história de um povo, serão necessários questionamentos sobre letramento e o gênero narrativo.
Objetivo Geral:
Reconhecer a importância do uso da Língua em suas várias modalidades e gêneros para a construção cultural e histórica de um povo.
Objetivo específico:
Discutir as diferenças entre a linguagem oral e a linguagem escrita;
Valorizar as respeitar a cultura e a oralidade de cada povo ou comunidade;
Enfatizar a importância dos registros escritos na construção da história;
Reconhecer as características do texto narrativo;
Produzir textos narrativos nos gêneros cordel, conto, crônica e mito;
Metodologia:
1° momento (4 aulas)
- Levantamento dos conhecimentos prévios através de questionamentos como: o que é um narrador? Qual sua importância na apresentação de uma história? Existe diferença/semelhança entre história contada oralmente e outra contada por escrito?
Qual a importância da escrita para a humanidade?
- Apresentação do filme “Os narradores de Javé”.
- Discussão, em grupos, sobre o filme apresentado buscando analisar o tema, a linguagem empregada, o contexto sócio-cultural, a problemática abordada, as personagens, o tempo, o espaço, a importância da linguagem oral e escrita no enredo.
- Socialização das análises dos grupos.
2° momento: (4 aulas)
- Leitura, em grupos, de textos narrativos do livro didático de história, cordel, mito, conto.
- Produção de textos individuais.
- Socialização dos textos produzidos através de apresentação oral.
- Sistematização pelo professor com apresentação de slides contendo as características do texto narrativo e da linguagem oral e da linguagem escrita.
- Reescrita em duplas dos textos produzidos e montagem de um mural de textos.
Recursos:
TV pen-drive , filme “Narradores de Javé, textos xerocopiados, livro didático de História, papel flip-chart, pincel, lápis, caneta, cola.
Avaliação:
Envolvimento e interesse na realização das atividades orais e escritas.
Nível de desempenho na produção/reescrita de textos.
Auto-avaliação do processo ensino- aprendizagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário