terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Relato do Encontro de Formação Gestar Bahia UnB-MEC

Relato da formadora de Língua Portuguesa Maria Elizete Lazaro Silotti Melo, matrícula 112327126, DIREC 09, município de Teixeira de Freitas, BA, referente à participação no curso de formação GESTAR II Bahia-UnB /MEC.

Cheia de expectativa e disposta a enfrentar novos desafios, iniciei minha participação efetiva como professora formadora no Programa de Aprendizagem Escolar - Gestar II, vinculado à Secretaria de Educação da Bahia, com o Curso de formação Gestar II Bahia – UnB/MEC ministrado pela professora Rosa Maria Olimpio, em Salvador, BA, no período de 13 a17 de julho de 2009.
Durante o curso, além da apresentação do programa Gestar II através do estudo do Guia Geral e de outras informações pertinentes ao programa, foram estudados os Cadernos de Teoria e Prática 3, 4, 5 e 6 trazendo aprofundamento teórico, valiosas trocas de experiências e metodologias inovadoras. Vale ressaltar que este foi um momento de muita interação e superação de conflitos, pois foi muito significativa a forma motivadora como foram apresentados os novos desafios a serem enfrentados. Pude perceber que estava diante de uma tarefa grandiosa, importante e acima de tudo necessária para esse novo tempo da educação brasileira.
A segunda etapa do curso aconteceu no período de 03 a 08 /08/2009, quando foram estudados os Cadernos de Teoria e Prática 1 e 2, além de retomadas dos TP 6 e 3 para melhor esclarecimento dos assuntos ali tratados. A formadora conduziu os estudos buscando interação de todos durante as atividades, socializando os trabalhos e apresentando sugestões de estratégias e atividades para facilitar a aplicação dos conteúdos em sala de aula.
Durante as duas etapas do curso de formação, pude perceber que o Programa Gestão da Aprendizagem - Gestar II, ao trazer propostas de estudos buscando conjugar teoria e prática, proporciona um grande avanço na melhoria do ensino de Língua Portuguesa, pois possibilita aprofundamento teórico e oferece ao professor condições de repensar sua prática ampliando a visão do seu papel de professor de Língua Portuguesa.
Pude perceber ainda, que, como educadores, devemos estar abertos às mudanças em nossa prática pedagógica para ajustar à nova realidade social e poder atender as necessidades educacionais de nosso tempo. Enfim, pude vivenciar momentos de troca de experiência, aprender novos conceitos e reconstruir outros tantos e, principalmente, me encantar com a certeza de que podemos contribuir para uma educação de qualidade. proporcionando a professores e alunos ferramentas para transformar as aulas de Língua Portuguesa em momentos de aprendizagem significativa.

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